Conheça um pouco mais da Conenge
O descarte de resíduos sempre foi um ponto muito discutido, principalmente nos órgãos ligados a construção civil e órgãos ambientais. Com a preocupação em redução dos impactos principalmente ambientais, A CONENGE implantou há mais de dez anos, a gestão de resíduos nos canteiros de obras, reutilizando, reciclando e reduzindo materiais e recursos naturais.
O resíduo de gesso sempre foi o grande vilão da construção civil, devido ao grande volume gerado e a dificuldade de destinação adequada e que não impacte de forma negativa o meio ambiente.
Visando a redução desses impactos ambientas e o reaproveitamento do gesso a CONENGE desenvolveu um método inovador que reutiliza 100% dos resíduos provenientes do gesso em seu canteiro de obras, e com este trabalho foi finalista na categoria Inovação no Prêmio Construir Mais 2016 realizado pelo Sinduscon Goiás.
Devido a um alto consumo e desperdício que temos atualmente, torna-se hoje não uma opção, mas sim uma necessidade em adotar práticas e estratégias sustentáveis de otimização e redução nos canteiros de obras.
A utilização de caçambas coletoras de entulhos tornou-se algo natural de se ver em obras. Ela tem um papel importante para que não aconteça o descarte de lixos e resíduos direto em locais públicos, porém junto com as caçambas vêm também os transtornos como: Problemas de trânsito, visto que as caçambas ocupam uma vaga destinada à carros, muitas vezes as caçambas são mau estacionadas e não tem sinalização adequada; presença de resíduos orgânicos que atraem insetos e roedores; abarrotamento e dispersão de materiais entre outros.
A CONENGE, atenta ao seu papel fundamental no desenvolvimento e incentivo de obras com redução de impactos socioambientais e tendo como uma de suas metas, no programa da ISO 9001, a redução do entulho, desenvolveu um projeto de reaproveitamento de resíduos e eliminação total de caçambas em suas obras, no qual foi finalista na categoria Meio Ambiente no Premio Construir Mais 2016, realizado pelo Sinduscon Goiás em 2016.